Dicas e Receitas

Dicas de cuidados com a pele no Inverno

Você sente que a sua pele fica mais frágil e ressecada no frio, mesmo ela sendo originalmente oleosa? Pois é, isso acontece porque durante as baixas temperaturas da estação, a umidade do ar fica menor e juntamente com uma menor transpiração e hábitos como o banho muito quente, acaba por remover a oleosidade natural e proteção da sua derme. Some isso à baixa ingestão de água e você saberá o resultado!

Mas o que o frio pode realmente causar na pele?

Devido à menor elasticidade da pele, seu aspecto ressecado e mais frágil pode facilitar na descamação, deixando-a mais áspera e inclusive provocando bastante coceira. A fragilidade associada ao ato de coçar acaba por facilitar os machucados — por isso, muita atenção às lesões e arranhões!

Mas o efeito rebote também pode acontecer! Que é o grande aumento da oleosidade ao invés do ressecamento pois, devido à baixa hidratação, o corpo aumenta a produção de sebo numa tentativa de compensação.

Quais são os cuidados necessários com a pele durante o Inverno?

1 – Evite banhos muito quentes:

A água quente demais, além de ser um fator de risco para possíveis queimaduras na pele, também retira toda a sua proteção natural, causando ressecamento. O ideal é o banho morno, priorizando o uso de sabonetes hidratantes, que minimizam as agressões e ajudam a nutrir a pele. Cuidado também com as esfoliações, que podem aumentar o ressecamento e ainda provocar alergias.

2 – Hidrate o corpo todo

E quando dizemos o corpo todo, isso inclui rosto, mãos, pés e lábios. Atente-se para utilizar sempre produtos de boa qualidade, para o seu tipo de pele e aplicação específica para cada parte do corpo. Como é mais difícil manter essa rotina durante o frio, uma dica é investir nos óleos que podem ser aplicados ainda no banho, com a pele molhada. Além de criarem uma barreira protetora que evita a perda de água da derme, eles também são boas opções para proteger todo o corpo daquele banho muito quente, reduzindo os danos cutâneos.

3 – Beba bastante água

Hidratar-se de dentro para fora também é essencial para que o seu organismo esteja em bom funcionamento, e para que a pele possa produzir a sua proteção natural. Para facilitar a manutenção deste hábito, carregue sempre uma garrafinha com você e não deixe para bebê-la somente quando sentir sede.

4 – Use filtro solar

Embora o sol esteja um pouco mais ameno durante os períodos mais frios, a sua radiação não desaparece, mesmo que se expor a ele pareça menos nocivo. A pele do corpo pode até estar mais protegida pela cobertura das roupas, mas não se esqueça de que seu rosto está desprotegido.

5 – Mantenha uma alimentação saudável

É natural sentirmos mais fome durante o Inverno ou mais vontade de alimentos mais doces, gordurosos e pesados e por isso acabamos negligenciando o consumo de frutas, legumes e verduras. Porém é preciso se atentar a isso e tentar manter uma alimentação equilibrada já que o nosso corpo continua necessitando de nutrientes para se manter saudável o que fica muito nítido no aspecto da nossa pele!

Fontes: Droga Liviero e Minuto Saudável