Dicas e Receitas
Dicas de adubos caseiros para as suas plantas!
O adubo tem por função, auxiliar no crescimento saudável das plantas, fornecendo os elementos indispensáveis para isso.
Mas para além disso, utilizar na sua hortinha um adubo orgânico e caseiro, pode ser uma opção mais sustentável e que evita o desperdício de alimentos!
O primeiro passo é separar o lixo em: resíduos orgânico, vegetal, úmido e seco. Tudo isso para evitar que os restos de alimentos se misturem com objetos e substâncias que não são nada interessantes para as plantinhas, como por exemplo: sal, óleo ou azeite, restos orgânicos animais, gordura animal, cigarro, plástico e papéis com tinta ou plastificados.
Agora, vamos às receitinhas que interessam!
• CASCAS DE BANANA:
Para usá-las como adubo é necessário picar em cubinhos ou processá-las em um liquidificador, para depois aplicar enterrando o material ao redor da planta. Essa é uma ótima fonte de potássio e de enriquecimento do solo.
** A parte interna da casca ainda pode ser utilizada para limpar e lustrar as folhas das plantas, deixando-as mais brilhantes
• CASCA DO OVO:
Ótima fonte de cálcio e potássio, primeiramente é necessário lavar as cascas e depois triturá-las com amassador, pilão ou liquidificador até que vire uma “farofinha”. Depois basta aplicar ao redor da planta.
• BORRA DE CAFÉ:
Ricas em azoto, fósforo, potássio e principalmente nitrogênio, a borra de café é um dos adubos mais comentados. Para utilizá-la basta esperar esfriar após coar (sem açúcar), jogar por cima da terra, misturar e regar. Mas atenção, é necessário tomar cuidado para não exagerar na quantidade porque isso pode prejudicar a absorção de água!
** Uma dica é misturar três colheres do pó após ser coado em um litro de água e reservar por alguns dias. Feito isso, use um borrifador para aplicar na sua planta e na terra.
• LEITE:
Sim! O leite pode auxiliar tanto na prevenção de pragas, ao ser borrifado na planta, quanto no fortalecimento das plantas ao ser aplicado diretamente na terra, fornecendo nutrientes como o cálcio. Para utilizá-lo, basta diluir 100 ml do líquido em 1 litro água.
• CANELA:
A solução de canela, assim como o leite, também pode ser utilizada diretamente na terra ou borrifada nas plantas, ajudando na prevenção de pragas, e na sua recuperação, já que auxilia no processo de “cicatrização” delas. Para preparar, basta diluir uma colher de sopa de canela em pó em 1L de água, misturar até ficar homogêneo e repousar a solução por 12 horas. Depois, basta coar e colocar no borrifador ou recipiente.
• OUTRAS CASCAS DE VEGETAIS:
Cenoura, abóbora, batata, chuchu… São ricas em vitaminas como a E, por exemplo, e ajudam no desenvolvimento e na saúde da planta com nutrientes, fibras e minerais orgânicos. Basta cortá-las em cubos ou triturá-las e depois misturar à terra do canteiro ou do vaso. Mas cuidado para não exagerar na quantidade hein? Nunca ponha adubo demais e primeiro regue a planta, para depois adubá-la. Assim, ele se distribui melhor na terra.
Incríveis essas dicas, não é mesmo? Com elas, além de reaproveitar os alimentos, você promove a fertilização orgânica prolongada, que oferece uma quantidade mínima de nutrientes constantemente a serem inseridos no solo.
Fontes: Ciclo Vivo e Nossa Uol