Dicas e Receitas
Aprenda a cultivar hortaliças e temperos.
1 – Em qualquer lugar
Para programar uma horta, nem é preciso dispor de muito espaço. O parapeito de uma janela pode servir para enfileirar vasinhos improvisados com pás para cereal com ervas e temperos, como: capuchinha, sálvia, manjericão, cebolinha, bálsamo, sálvia e alecrim. O cuidado é simples. Bastam quatro horas diárias de sol e regas todos os dias para que se desenvolvam. A dica antes de plantá-las na pá ou no vasinho que você escolheu é fazer um furo no fundo, para drenar a água e não encharcar demais as espécies.
2 – Mudas misturadas
Jardineiras são ótimas para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas, porque podem conter mudas de diferentes tipos. Cuidado apenas ao escolher as espécies que dividirão a mesma caixa. A hortelã tem raízes invasoras, que destroem as de outras espécies. Ela deve ser plantada sozinha, assim como a salsinha. Algumas misturas que dão certo,
são: alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha.
3 – Adubos naturais
Uma horta caseira pode ser orgânica. Além da torta de nim, que aduba e afasta pragas e doenças, pode-se usar húmus de minhoca ou torta de mamona, que é rica em nitrogênio e faz com que as folhas fiquem grandes e robustas. No entanto, cuidado: a torta de mamona é tóxica para bichos e crianças. Evite misturá-la à farinha de osso, porque os cachorros são atraídos pelo cheiro. Pode-se substituir a torta de mamona pela torta de algodão.
4 – Folhas mais aromáticas
Para consumir folhas do manjericão mais cheirosas, evite manter vivas as suas flores. As inflorescências roubam todo o aroma das folhas. Conselho: pode-as com frequência.
Fonte: revistacasaejardim.globo.com